O Lar Familiar da Tranquilidade recebe esta quinta-feira cinco refugiados ucranianos que vão ficar alojados na nossa instituição por tempo ainda indeterminado.
Os refugiados chegam ao nosso país e à nossa terra depois de deixarem o seu país, a Ucrânia, ao fim de dois meses de guerra, após a invasão russa.
O conflito gerou uma onda de refugiados, com a União Europeia, em geral, e Portugal, em particular, a manifestar abertura para acolhimento de refugiados ucranianos.
As Instituições Particulares de Solidariedade Social foram desafiadas, desde a primeira hora, para se disponibilizarem para este acolhimento. O Lar Familiar da Tranquilidade respondeu positivamente desde a primeira hora e a chegada dos refugiados acontece agora em articulação com o Alto Comissariado para as Migrações e através da Divisão de Ação Social da Câmara Municipal de Santo Tirso. De registar ainda o fornecimento de um conjunto de bens alimentares e de higiene pessoal pela Junta de Freguesia de Vila das Aves que vai permitir a sua subsistência nos primeiros dias, apesar de o Lar garantir todas as refeições nos próximos dias.
O Lar Familiar da Tranquilidade preparou antecipadamente os espaços que vão acolher estas pessoas e os nossos utentes já saudaram a chegada destes visitantes que queremos que se sintam num ambiente familiar.
Saiba a comunidade de Vila das Aves e os avenses saber receber estas pessoas.
Bem vindos!!