A Confederação Nacional das Instituições de Solidariedade (CNIS) aprovou, na assembleia geral do passado sábado, 27 de novembro de 2021, em Fátima, um voto de pesar e gratidão ao Padre Fernando Azevedo Abreu, após o seu falecimento ocorrido na semana passada.
O voto foi proposto pelo representante do Lar Familiar da Tranquilidade na reunião magna da CNIS, lembrando que o Padre Fernando foi fundador e presidente desta IPSS durante 30 anos (entre 1990 e 2020) e um grande impulsionador e defensor do papel da CNIS na defesa do setor social.
O presidente da CNIS, Lino Maia, ainda na assembleia geral, recordou o papel e a importância do Padre Fernando na criação do Lar da paróquia de Vila das Aves e que, na sequência da doença e posterior saída do sacerdote da gestão desta IPSS, esta tornou-se numa das únicas instituições sociais do país ligadas à igreja a ser liderada por um leigo.
O padre Lino Maia, entretanto, fez questão de co-celebrar na missa de sétimo de dia, em memória do Padre Fernando, ontem, domingo, na Igreja Matriz de Vila das Aves, onde também dedicou algumas palavras de homenagem, reconhecimento e gratidão.